quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Escola Holanda e a Juventude do Campo


   Esta tarde estivemos Claúdio, Elenízia, a pequena Luara* e eu na Escola Holanda para os acertos finais sobre a primeira intervenção junto à Juventude do Campo. A escola se localiza no Assentamento Holanda, a 14 km do centro da Cidade de Goiás. Na verdade ela é uma adaptação da sede da fazenda de mesmo nome que foi repartida para fins da Reforma Agrária, e por isto não é uma estrutura exatamente adequada para ser uma escola. Ainda há crianças e adolescentes que estudam num antigo curral, transformado em  três salas de aula.
Salas de aula da Escola Holanda - Cidade de Goiás.

  A situação precária da estrutura da escola é um pequeno retrato da realidade da escolas do campo do nosso país. Mas é preciso dizer que a estrutura principal acaba de ser reformada, o que é muito importante para a autoestima dos/as estudantes e dos/as professores que ali trabalham. Conhecemos pela primeira vez a escola (Cláudio e eu) quando estava vazia e ainda sob reparos. Ela foi reformada por assentados/as que tem filhos/as que estudam na escola, que mesmo a serviço da prefeitura, faziam com criatividade as tarefas de restauro da escola, apesar da falta de condições (materiais para continuar a reforma etc.) o que demonstrou um sentimento de pertencimento com a escola.

Escola Holanda depois dos reparos.


Reunião com educadoras e educador da Escola.

  As ações do Projeto vão se inciar a partir da semana que vem, e estivemos lá para finalizar com as educadoras e educadores presentes o cronograma e a metodologia dos dois primeiros encontros. Construiremos nossas atividades junto aos/às estudantes do 7º, 8º e 9º período da escola, mais os educadores que trabalham com essas turmas. Seremos aproximadamente 60 pessoas, somando Cláudio, Elenízia e eu. Apresentamos uma proposta de metodologia para nos aproximarmos um pouco mais da realidade deles/as, o diagnóstico rural participativo, na verdade uma releitura nossa dessa abordagem.
Conhecendo a dinâmica da Escola.

   Por fim, preciso esclarecer quem seja a Elenízia. Ela é consultora do SEBRAE que presta Assistência Técnica e Social em oito assentamentos da região do Vale do Rio Vermelho. Será parceira nessa nossa caminhada, além de ter sido fundamental para conseguirmos entrar institucionalmente na Escola. É também cantora profissional e militante da cultura na Cidade de Goiás e no Estado também.
Elenízia, parceira do SEBRAE.


   Pessoalmente, estou muito ansiosa em avançar nesse relacionamento. Chega de namoro, risos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário e suas sugestões são muito importantes para nós! Seja bem-vindo(a)!