quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Oficina "Identidade" no PASES


Tema: IDENTIDADE 

A construção da identidade é um processo contínuo e dinâmico de autoconhecimento em relação aos aspectos pessoais, sociais, culturais e profissionais. Isso vai se refletir na constituição de valores e papéis que permitem ao indivíduo agir socialmente. 

Objetivo Geral: 
Contribuir para a formação da identidade do jovem, através de um processo em que ele possa visualizar suas reais potencialidades e limitações, ameaças e oportunidades. 

Conceitos Trabalhados:
• Identidade pessoal e social;
• Origem - nome próprio;
• Pessoa e personagem;
• Afetividade. 

Competências:
• Identificar componentes afetivos, culturais, sociais e de conhecimento que constituem a identidade própria e do outro, e que regulam as relações interpessoais.
• Relacionar o reconhecimento da própria identidade pessoal com as possibilidades de concretizar o projeto de vida. 

ATIVIDADE:  

Auto retrato: Desenho de quem sou eu.
Duração: 4 horas
Material: • Papel A4 • Lápis • Lápis de cor • Giz de cera • Hidrocor  

Desenvolvimento:
1. Distribuir folhas de papel A4 e lápis. Pedir que cada jovem desenhe uma figura humana em qualquer parte do papel, enfatizando que o mais importante não é a qualidade do desenho, mas o significado que será dado para ele.
2. Pedir que os jovens olhem fixamente para seus desenhos, tentando entrar em contato com um personagem que possa representá-los.
3. Depois, solicitar que façam três setas saindo da cabeça do personagem, escrevendo três idéias que ninguém irá modificar. Essas idéias podem servir tanto para os próprios jovens quanto para os seus personagens. Os personagens podem ser pessoas próximas, não precisam ser fictícios.
4. Em seguida, a educadora pede para que os jovens desenhem uma seta saindo da boca do personagem, com algo que ele disse e se arrependeu, e outra seta com uma frase que ainda precisa ser dita. Do coração, deve sair uma seta indicando três paixões (com relação a pessoas, idéias, pensamentos) que não vão se acabar para esse personagem. Na mão direita, os jovens devem escrever um sentimento que esse personagem está disposto a oferecer e, na mão esquerda, algo que ele tenha necessidade de receber. No pé direito, eles devem escrever uma meta que o personagem deseja alcançar, e no pé esquerdo, escrever os passos que ele precisa dar em relação a essa meta.
5. A educadora pede agora para que os jovens releiam o que fizeram e observem as semelhanças e diferenças entre eles e os personagens, escrevendo, posteriormente, no verso do papel, esses pontos observados. 

• Etapa 2: Apresentação do personagem
6. Os jovens apresentam seus personagens, colocando-os na terceira pessoa, relatando as semelhanças e diferenças entre eles. Os personagens são um auto-retrato dos jovens. As idéias que saem da cabeça dos personagens referem-se, na maioria das vezes, às profissões que os próprios jovens desejam seguir, seus objetivos futuros e também a justiça, possibilidades de um futuro melhor e paz.
7. Finalizando a atividade, a educadora explica que foi construído um personagem para que os jovens falem de si mesmos.
Ele diz que todos estão sempre se aproximando de um personagem para adquirir, assim, a segurança de que precisam para relacionar-se com o mundo. O personagem da atividade foi um “atalho” para que os jovens falassem de si mesmos. 

Resultados
Iniciamos o trabalho confeccionando os crachás numa dinâmica  de apresentação, após questionado sobre a origem do nome dos participantes, distribuiu-se os crachás aleatoriamente e eles deveriam conhecer a pessoa identificada no crachá a qual sorteou. Após apresentação e reflexão sobre seu próprio nome-identidade, apresentou-se  conceitos de identidade, subjetividade, individuo, grupo, identidade cultural, religiosa, pessoal, social entre outros.
Em seguida solicitou-se aos presentes que realizassem a atividade programada: dinâmica da identidade, onde eles desenharam um personagem qualquer e ao responderem as questões orientadas durante a construção do desenho os adolescentes puderam identificar características pessoais de sua própria identidade, seus sonhos e desejos.
Após a construção do desenho pediu-se que cada um fizesse a apresentação do seu personagem, momento rico de trocas de conhecimento e reconhecimento.

Abaixo alguns desenhos ilustrativos:


  

Veridiana Lopes

3 comentários:

  1. muito bom, irei aplicar amanha esta dinamica. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o trabalho de vcs...
    Será possível postar sugestões de mais temas sociais e dicas de oficinas parar a trabalho com idosos e famílias

    ResponderExcluir

Seu comentário e suas sugestões são muito importantes para nós! Seja bem-vindo(a)!