quarta-feira, 7 de setembro de 2011

MOPOCEM E SOL NASCENTE – Oficina “Terceiro Setor e Elaboração de Projetos”

No dia 03.09, realizamos a Oficina “Terceiro Setor e Elaboração de Projetos” junto à Comunidade Sol Nascente na Ceilândia.
Participaram da oficina: moradores da região, membros de movimentos sociais locais e alguns estudantes da UNIP do curso de Psicologia.

A idéia de realizar a oficina partiu da própria comunidade que apresentou a necessidade urgente de apresentar um projeto para preservação ambiental da nascente da Lagoa do Japonês.
A nascente da Lagoa corre sério risco. O acúmulo de lixo no local, o avanço de construções e obras e a falta de conscientização da população ameaçam a área. Assim, adiantamos esta oficina cuja previsão seria para o final do projeto.
Iniciamos com uma breve apresentação de Paulo e Marize (moradores locais) sobre a problemática da nascente. Assistimos também a um vídeo feito pelos moradores para que entendêssemos melhor sobre a questão ambiental apresentada.
Em seguida, escutamos a Sra. Fátima, moradora da Ceilândia desde 72, sobre a memória histórica da Ceilândia e do próprio condomínio.
Comunidade discutindo sobre a origem do nome " Sol Nascente"
É preciso ressaltar que estes foram os momentos mais grandiosos da tarde, pois neles experimentamos a troca de saberes que tanto almejamos. D. Fátima deu uma aula sobre direito à memória e à verdade de forma simples e brilhante.

D. Fátima contando tudo que sabe sobre a Ceilândia e seu histórico.
Em seguida, passamos à explanação sobre o Terceiro Setor e suas óticas. Partindo do que os participantes já haviam colocado na oficina anterior, expomos sucintamente sobre a história do terceiro setor e passamos a discorrer sobre elaboração de projetos, trazendo noções básicas como estrutura de um projeto – missão, objetivos, justificativa, árvore de problemas, árvore de soluções, etc.
Participantes em sala
Adriana Monteiro falando sobre terceiro setor.


A partir daí, o grupo se dividiu em dois: um para elaborar um projeto para preservação ambiental da área (comunidade e movimentos sociais); e outro (estudantes da Unip) para elaborar um projeto que batizaram de “Dia da Esperança”, que pretende concretizar-se em uma tarde de atividades para a Comunidade do Sol Nascente.
Turma da UNIP
Turma da Comunidade

Os projetos foram elaborados e apresentados por ambos os grupos – de forma simples, tendo em vista o curto espaço de tempo - e nos trouxeram a noção da caminhada que temos pela frente e do desafio que será ajudar na concretização das ações desejadas pelos participantes.
Saímos de lá ainda mais apaixonadas pelo trabalho e certas de que haverá muito crescimento, tanto nosso como da comunidade, com os encontros proporcionados pela SEDH.
Como oficineiras participaram: Adriana Monteiro, Rayla Silva e Adriana Silva.
Adriana Monteiro da Silva

Um comentário:

  1. esse blog e mao furada o site real e esse
    http://www.nascentesdosolnascente.xpg.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário e suas sugestões são muito importantes para nós! Seja bem-vindo(a)!